Historinhas

A Lebre e a Tartaruga

Ler A Lebre e a Tartaruga

Na história para dormir de hoje, você vai ler A Lebre e a Tartaruga. A Lebre e a Tartaruga é uma das Fábulas de Esopo, que foi posteriormente recontada por La Fontaine, na qual uma lenta tartaruga vence a corrida de uma lebre. É a fábula de número 226 no Indice Perry.

A Lebre e a Tartaruga | Ler Online:

Era uma vez uma tartaruga e uma lebre discutindo sobre quem era o mais rápido.

A Lebre se gabava de ser a mais rápida e zombava da tartaruga por ser lenta e muito quieta.

Cansada de tanta devassidão, a tartaruga fez uma oferta à lebre:

“Aposto que vou vencê-lo na corrida!”

A lebre, espantada, primeiro zombou da audácia da tartaruga e depois aceitou a aposta.

Marcaram dia, hora e local, e vários animais apareceram para assistir a tão esperada corrida.

abandonado. A lebre partiu pela frente, mas a tartaruga não se assustou, continuou a discutir em seu próprio ritmo, lenta e firmemente.

A lebre, confiante em sua velocidade, acreditava que a vitória seria mais bem sucedida se ele permitisse que a tartaruga avançasse aproveitando a corrida e depois a ultrapassando. Dessa forma, ela conseguiu vencer humilhando sua oponente, a tartaruga. E assim ele executou seu plano.

Como ele já estava muito à frente da tartaruga, a lebre parou e decidiu descansar até que a tartaruga passasse por ele. O plano era que a tartaruga ficasse alguns metros à sua frente, depois fugisse, a ultrapassasse e vencesse a corrida. Então a lebre deitou-se na beira da trilha, recostando-se à sombra de uma árvore, comeu alguma coisa e acidentalmente adormeceu.

Quando a lebre acordou, era tarde demais porque a tartaruga estava cruzando a linha de chegada. A lebre tentou, fugiu, mas em vão, porque a tartaruga chegou primeiro e ganhou a corrida.

Após a vitória, a tartaruga disse à lebre:

“Apostei e ganhei! Veja como eu estava certo? Aprenda bem esta lição: quando a vitória é incerta, a mera velocidade ou qualquer outro privilégio não é suficiente, especialmente quando combinado com arrogância e negligência. Por outro lado, disciplina e esforço constantes sempre o levarão aonde você deseja ir. E olha, eu ainda tenho minha casa nas costas!”

Moral da história: Disciplina e esforço constantes sempre vencem a competência indisciplinada e desleixada. Lentamente e sempre. O esforço constante é melhor do que um privilégio descuidado. Não conte com a vitória antes do tempo.

A Lebre e a Tartaruga | FIM


A Lebre e a Tartaruga | Conclusão:

Chegamos ao final de mais uma historia para dormir, esperamos que tenham curtido a historinha clássica da Lebre e a Tartaruga, diga-nos abaixo  o que achou dessa história e também não deixe de conferir as nossas demais histórias que contém em nosso site, um forte abraço a todos e até o próximo conto.

Rodrigo Pazzini

Formado em letras pela UNIR. Ama a literatura clássica e atua como revisor neste site.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo