Historinhas

Simbad, O Marujo

Ler Simbad, O Marujo

Na história para dormir de hoje, você vai ler Simbad, O Marujo. Simbad ou Simbá, o Marujo (também grafado Sinbad, Sindbá ou Sindbad; em árabe: السندباد البحري, transl. … Sendbād) é um ciclo de histórias de origem no antigo Oriente Médio. Simbad, o herói destas histórias, é um marinheiro fictício originário de Bagdá, que viveu durante o califado abássida.

Simbad, O Marujo | Ler Online:

Depois da minha primeira viagem, decidi passar o resto dos meus anos tranquilamente em Bagdá, mas um dia me aborreci com a vida monótona e senti vontade de velejar novamente. Comprei mercadorias para venda ou troca e saí com outros compradores. Pegamos um bom navio, pedimos proteção a Deus e zarpamos.

Viajamos de ilha em ilha fazendo negócios muito favoráveis. Um dia paramos em uma pequena ilha. Enquanto meus companheiros colhiam flores e frutas, sentei-me à beira do riacho, comi minha refeição e depois adormeci. Quando acordei, vi que nosso navio havia partido, deixando-me sozinho neste lugar desconhecido! Achei que ia morrer de dor e desespero, desejando amargamente ter sido feliz com minha primeira viagem. Por fim, aceitei a vontade de Deus com resignação e subi na grande árvore para ver se via alguma coisa que me desse esperança de salvação.

Lançando minha visão para o mar, meus olhos viam apenas a água e o céu. Mas de repente vi uma coisa branca em terra e decidi ir até ela. Desci da árvore e caminhei até ele. Ao chegar a uma certa distância, notei que era uma esfera de altura e diâmetro incríveis. Eu estava procurando um buraco para entrar, mas ele sumiu. Pensei em escalar aquela bola, mas era muito suave.

O sol já estava se pondo no horizonte quando de repente escureceu como se uma nuvem gigantesca tivesse coberto sua luz. Fiquei ainda mais surpreso quando descobri a causa dessa escuridão repentina: um enorme pássaro que voava em minha direção! Lembrei-me de que os marinheiros falavam de um pássaro chamado rukh. Então percebi que a bola branca era o ovo desse pássaro.

Eu estava em um vale cercado por montanhas muito altas. Enquanto andava, notei que havia diamantes por toda parte, alguns surpreendentemente grandes. Não havia muito tempo para essas pedras, porque de repente vi criaturas monstruosas: cobras enormes, capazes de devorar um elefante. Para escapar dos rukhas, eles se escondiam em cavernas durante o dia e só saíam à noite.

Desci o vale até o anoitecer. Então me escondi em uma caverna que parecia segura. Fechei a entrada com uma pedra para me proteger das cobras, de lá ouvi um assobio aterrorizante vindo de fora… Assustado, não passei uma noite muito agradável…

Ao amanhecer, as cobras se foram. Saí da caverna, ainda tremendo de medo, e caminhei entre os diamantes, sem sentir a menor vontade de pegá-los. Eu não conseguia fechar os olhos na caverna e, portanto, com muito sono, depois de um pouco de comida adormeci. Mas de repente algo caiu ao meu lado e me acordou.

Era um grande pedaço de carne. Percebi imediatamente que outros pedaços estavam caindo das rochas em vários pontos do vale.

“Então o que os marinheiros me disseram era verdade!” – Eu pensei. Este vale era um verdadeiro precipício; era impossível descer até ela. Para obter alguns diamantes, os marinheiros esperavam o momento em que as águias dariam à luz.

Era aqui que as águias eram muito maiores e mais fortes. Os marinheiros jogaram grandes pedaços de carne neles, que, caindo na ponta dos diamantes, ficaram presos neles. Águias pegavam pedaços de carne e os levavam para ninhos no alto das rochas para alimentar os filhotes. Os mercadores correram para os ninhos, assustaram os pássaros com gritos e levaram diamantes presos nos corpos.

Então tive a ideia de escapar desse abismo e salvar minha vida. Enchi a bolsa de couro com os maiores diamantes que pude encontrar, depois peguei um pedaço muito grande de carne e me amarrei a ele com um turbante, me amarrando bem. Deitei de bruços e fechei a bolsa na cintura.

Mal havia terminado quando as águias apareceram. Todo mundo pegou um pedaço de carne. Um dos mais fortes agarrou o lugar onde eu estava e caminhei, flutuando no ar até chegar ao topo da montanha, em seu ninho. Os comerciantes então começaram a assustar os pássaros com seus gritos. Depois de fugir, um deles se aproximou do ninho em que eu estava e, quando me viu, se assustou.

Então ele me acusou mais calmamente de pegar seus diamantes. Mas eu respondi:

– Não seja mau. Tenho diamantes para nós dois, e mais do que todos os outros mercadores juntos. Eu selecionei pessoalmente as melhores pedras que carrego nesta minha bolsa.

Dizendo isso, ele mostrou ao homem os diamantes. Outros me cercaram, maravilhados com minha história e como eu salvei minha vida. Levaram-me ao acampamento onde estavam e, vendo meus diamantes, disseram que nunca os tinham visto como eles, nem mesmo nas cortes dos reis mais ricos e poderosos. Insisti no mercador que me encontrou:

– Por favor, pegue os diamantes que você quer!

“Não”, ele respondeu, escolhendo apenas uma das pedras, “estou satisfeito com ela: é tão preciosa que vai durar para o resto da minha vida.

Passei a noite com esses mercadores, feliz por escapar de tantos perigos; ele mal podia acreditar que não havia mais nada a temer. Passamos muitos dias nesta ilha e, quando todos pareciam satisfeitos com os diamantes que recebemos, partimos. Caminhamos por montanhas muito altas e finalmente chegamos à ilha de Roha, onde nasce a cânfora.

Esta ilha é o lar de rinocerontes, animais que lutam contra elefantes. Um rinoceronte rasga a barriga de um elefante com um chifre, levanta-o e carrega-o sobre a cabeça. A gordura e o sangue do elefante caem nos olhos do rinoceronte e o cegam. O animal cai no chão, então aparece um rukh e leva os dois presos em suas garras até o ninho para alimentar os filhotes.

Nesta ilha, troquei alguns dos meus diamantes por excelentes mercadorias. Depois fomos para as ilhas seguintes até chegarmos ao porto de Basra, de onde fui para Bagdá. Assim que cheguei, dei muito aos pobres e vivi uma vida digna, sustentado pelas imensas riquezas que ganhei com tanto esforço.

Sinbad terminou seu relato e nos dias seguintes contou a seus visitantes outras aventuras; entre eles estava sempre o porteiro Hindbad, que, cativado por essas histórias, esquecia-se até de sua miséria.

Quando ele terminou de contar a ele sobre tudo o que havia passado em sua vida ocupada, Sinbad disse a Hindbad:

“Então, meu caro amigo, você já ouviu falar de alguém que sofreu mais do que eu?” Não mereço uma vida boa e tranquila depois de tudo que passei?

Hindbad beijou a mão de Sinbad em resposta e disse:

– Você merece não apenas uma vida tranquila depois de passar por situações tão terríveis, mas todo o bem que possa imaginar, porque está fazendo bom uso de sua riqueza e sendo muito generoso. Seja feliz até o fim dos seus dias!

Sinbad deu cem moedas ao porteiro, tratando-o como um amigo. Então ele pediu que ele desistisse de sua profissão e viesse ao palácio todos os dias para festejar com ele.

Simbad, O Marujo | FIM

Simbad, O Marujo | Conclusão:

Chegamos ao final de mais uma historia para dormir, esperamos que tenham curtido o conto de Simbad, O Marujo, conte-nos logo abaixo em seu comentário o que achou dessa linda história e também não deixe de conferir as nossas demais histórias que contém em nosso site, um forte abraço a todos e até o próximo conto.